Manutenção preditiva: Motivos para investir em soluções baseadas em IoT

Manutenção preditiva: Motivos para investir em soluções baseadas em IoT

soluções de manutenção preditiva baseada em IoT

Um dos principais desafios da indústria é encontrar o equilíbrio entre manter os custos baixos e aumentar a disponibilidade de ativos. Neste contexto, adotar a manutenção preditiva fundamentada em recursos de IoT (internet das coisas) pode ser peça-chave para evitar custos associados a reparos desnecessários e, principalmente, ao tempo de inatividade não planejado dos equipamentos.

Qual a diferença entre manutenção preventiva e preditiva?

Antes de aprofundarmos o assunto, é necessário esclarecer a diferença entre as duas modalidades. A manutenção preventiva é aquela planejada ou programada que acontece regularmente, independente da condição do equipamento. 

Já a manutenção preditiva só é realizada quando há um risco previsto de mau funcionamento ou falha no ativo. Essa decisão é baseada em inspeções e observações sistemáticas frequentes que identificam mudanças nos parâmetros e condições de funcionamento da máquina. 

Ao comparamos as duas formas, vemos que o investimento inicial para adotar a manutenção preditiva é comparativamente maior do que a manutenção preventiva. Porém, ao analisar a longo prazo, os custos operacionais podem ser reduzidos ao eliminar manutenções e paradas desnecessárias.  

As principais tecnologias de IoT aplicadas na manutenção preditiva

A manutenção preditiva une vários recursos da Inteligência Artificial, tecnologias de big data, machine learning, IoT e computação em nuvem. Na aplicação industrial, os equipamentos que serão monitorados recebem sensores que controlam condições específicas, como vibração e temperatura. 

Todos os dados captados são enviados para o armazenamento na nuvem e, depois, são estruturados em um sistema de big data. Desta maneira, as informações são analisadas através do machine learning, que identifica padrões e qualquer tipo de alteração no funcionamento normal do ativo.

Os dados captados pelos dispositivos de IoT permitem que as empresas possam prever, planejar e tomar medidas para reparos, troca de peças ou falha no equipamento, antes mesmo que ele ocorra.

Além disso, o aprendizado de máquina permite que os modelos preditivos se aperfeiçoem cada vez mais com o passar do tempo, tornando-os mais precisos. Sem contar que todo o histórico de dados pode ser usado para melhorar a eficácia do equipamento e identificar oportunidades de melhorias em todo o processo. 

Quais os benefícios da manutenção preditiva?

  • Reduzir custos

Nas indústrias, o custo de falhas e paradas não programadas traz impactos ao custo total da operação. Segundo um estudo da pwc, a manutenção preditiva pode reduzir os custos em 12% nas empresas, pois permite previsões precisas sobre a integridade e a possibilidade de falhas nos equipamentos. O que otimiza o planejamento e permite que a equipe gerencial programe a manutenção de modo a evitar tempo de inatividade não planejado. 

  • Prolongar a vida dos equipamentos

A manutenção preditiva fundamentada em IoT permite monitorar, manter e otimizar os ativos para melhorar a sua disponibilidade, utilização e desempenho. O monitoramento em tempo real possibilita prever falhas e identificar peças que precisam ser substituídas em ações rápidas, aumentando a vida útil dos ativos. Para se ter uma ideia do impacto, o relatório da pwc aponta que, ao adotar a manutenção preditiva, é possível prolongar a vida útil de um equipamento antigo em 20%.

  • Melhorar a eficiência operacional e da equipe de trabalho

Ao ter uma visão sistêmica do funcionamento dos ativos com os dados de funcionamento em tempo real, as equipes podem otimizar o planejamento e a programação do trabalho. Falhas inesperadas exigem realocação ou, até mesmo, a contratação emergencial de profissionais para resolver o problema, sem contar no prejuízo de manter uma máquina sem produzir, o atraso nas entregas e a necessidade de reprogramar toda a produção. 

  • Melhorias na segurança e em outros indicadores 

A preditividade otimiza a necessidade de reparos, com isso, as empresas podem antecipar e tratar possíveis riscos da execução do trabalho, prevendo possíveis condições que possam colocar em risco os profissionais. Com esse planejamento, é possível mitigar os eventuais riscos. Nesse sentido, o estudo da pwc constatou que a manutenção preditiva reduz os riscos de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade em 14%. 

Mais confiabilidade no desempenho dos seus ativos

A manutenção preditiva baseada em IoT é um grande avanço que traz muitos benefícios para as indústrias. Em condições anteriores, qualquer imprevisto poderia interromper a produção, atrasar entregas e, com isso, prejudicar o relacionamento com o cliente e trazer prejuízos financeiros.  

Ao monitorar o funcionamento dos equipamentos, prever a necessidade de reparos e evitar paradas não-programadas, a organização poderá vivenciar uma realidade de mais confiabilidade no desempenho dos ativos. 

Conheça a página da EVOLV no LinkedIn e fique por dentro das nossas soluções de IoT. 

Ficou interessado? Agende uma reunião com a nossa equipe!