4 razões para investir em limpeza sob demanda

4 razões para investir em limpeza sob demanda

A limpeza sob demanda utiliza recursos de IoT e possibilita redução de custos, otimização de recursos e melhor satisfação do usuário

 Os serviços sob demanda estão em alta e na gestão de facilities não é diferente. Agora, os recursos de IoT (internet das coisas, em português) viabilizam a limpeza sob demanda, especialmente pensando na manutenção de banheiros que recebem um grande fluxo de pessoas localizados, por exemplo, em aeroportos, hospitais, shoppings e prédios comerciais. 

Você pode estar se questionando por que investir nesse tipo de serviço. Pois saiba que a experiência dos usuários em banheiros é determinante para a imagem de uma empresa. Por incrível que pareça, os sanitários mostram-se como mais uma ferramenta para melhorar a sua marca e, principalmente, a experiência dos clientes. 

Para se ter uma ideia da relevância do tema, uma pesquisa publicada pela Medical Construction and Design revelou que 73% da comunidade empresarial acredita que um ambiente de banheiro ruim pode ser um grande indicador de uma gestão geral deficiente. 

Neste sentido, levando em consideração que o sanitário costuma ser o primeiro ou último lugar que o cliente frequenta em um estabelecimento, qualquer experiência negativa pode significar uma má impressão permanente. 

Como funciona a limpeza sob demanda?

A partir da instalação de sensores na entrada dos banheiros, a plataforma consegue monitorar o fluxo de pessoas em tempo real no local. Com essa disponibilidade de dados, a ferramenta, dotada de recursos de IoT e inteligência artificial, capta todas as informações, organiza e fornece alertas (ou ordens de serviço) de acordo com a programação ou necessidade. 

A máquina pode disparar uma ordem de limpeza a cada 50 usuários que passarem pelo banheiro, por exemplo. Sem contar que, tendo acesso à extensa base histórica de dados, os gestores da operação podem identificar a rotina mais eficiente de limpeza. Desta forma, conseguem otimizar e personalizar essa programação.

No caso de um shopping center ou aeroporto, a frequência de limpeza costuma ser maior em dias de movimento intenso, como fins de semana ou feriados. A plataforma permite que as funcionalidades sejam parametrizadas de acordo com a necessidade do estabelecimento. 

A capacidade da plataforma pode ir muito além. A partir do aprendizado de algoritmos, machine learning, a máquina analisa qual a demanda histórica de uso do sanitário, a média de fluxo de pessoas em cada dia da semana ou horário, os períodos de pico, entre outros.

Desta maneira, a própria plataforma recalibra a frequência de limpeza e isso proporciona um salto de otimização bastante relevante na gestão de facilities.

Outra funcionalidade possível é a instalação de módulos nos banheiros para pesquisa de satisfação do usuário, em que ele avalia a sua experiência naquele local. Desta maneira, mais que os dados, os gestores têm a mão um feedback real das pessoas. 

Por que investir na limpeza on demand de banheiros?

1.Redução de custos

Comumente, existem dois formatos tradicionais de manutenção de sanitários. No primeiro, uma equipe fica fixa no local e realiza a limpeza conforme a necessidade. Já no segundo, há uma escala em que os profissionais fazem uma ronda em horários pré-determinados. 

Ao comparar com ambos os casos, a limpeza sob demanda traz ganhos significativos pois, além trazer mais eficiência, também resulta em redução de custos, uma vez que a manutenção só é realizada quando for realmente necessária. 

A frequência de limpeza passa a ser ajustada com base no uso real dos banheiros, ao invés das verificações obrigatórias recorrentes. Além disso, o abastecimento dos materiais acontece quando for realmente necessário e em momentos com menor impacto para as pessoas que estão usando os sanitários. 

2.Otimização de recursos

O formato de limpeza sob demanda evita o desperdício de materiais utilizados em banheiros, como papel higiênico, sabonete e toalhas para secar as mãos e, também, a otimização da força de trabalho das equipes de limpeza, pois elas somente são acionadas quando necessário. Isso vai ao encontro das iniciativas de sustentabilidade nas tendências de ESG das empresas. 

3.Satisfação dos usuários

Os banheiros costumam refletir a qualidade do serviço prestado em todo o negócio. Sendo que, uma experiência neutra é aceitável. Porém, uma experiência positiva é uma oportunidade de gerar algo excepcional para o cliente. 

Portanto, um benefício bastante relevante da limpeza sob demanda é melhorar a experiência do usuário, oferecendo um serviço de qualidade e eficiente. 

4.Saúde e segurança

Manter um banheiro limpo é extremamente importante para a saúde pública, especialmente no contexto de pandemia em que vivemos. A higienização eficiente ajuda a prevenir a propagação de doenças. 

Veja só como um banheiro limpo pode dizer muito sobre a sua marca para seus clientes e colaboradores. 

A EVOLV tem a solução ideal para o seu negócio

A EVOLV possui a solução ideal para quem deseja aplicar os recursos de IoT para otimizar e ter ganhos expressivos em processos de redução de custos com as atividades de facilities ligadas à limpeza. 

A plataforma desenvolvida pela EVOLV permite que o cliente parametrize todas as funcionalidades de acordo com o uso e a necessidade de limpeza do local. 

 “A combinação dos recursos de IoT, machine learning e inteligência artificial otimizam o serviço, proporciona mais eficiência, otimização e economia de recursos. Segundo a nossa experiência, podemos dizer que, a redução de custos com equipes de limpeza pode chegar acima de 20% em prédios corporativos, por exemplo”, comenta o CTO da EVOLV Tecnologia, startup de Campinas especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e Inteligência Artificial, Benedito Fayan. 

Se interessou? Agende uma conversa com os consultores da EVOLV e veja como podemos te ajudar a aumentar a eficiência do seu negócio.