30 de abril de 2021 5 passos para melhorar a gestão da sua operação
A busca por mais eficiência, produtividade e redução de falhas norteia a incessante corrida pela competitividade no mercado. Trazendo para o contexto da Indústria 4.0, adotar soluções que combinem internet das coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) promete ser o ponto de partida para melhorar a gestão da operação daqui para frente.
No campo técnico, IoT e IA são parceiros perfeitos e operam em total cooperação. Isso porque o machine learning (aprendizado de máquina), uma técnica de IA, necessita de um grande volume de dados relevantes para operar da melhor forma e, justamente, as soluções de IoT podem fornecê-los.
À medida que as empresas implementam mais esses sensores no campo fabril, mais elas adicionam pontos de coleta de dados por meio da conectividade com a internet e captam informações como: temperatura, pressão, qualidade do ar, umidade, vibração, entre outras possibilidades.
Desta forma, os algoritmos de machine learning podem analisar esses dados coletados e, assim, identificar padrões, ineficiências, oportunidades de melhorias e, principalmente, conduzir ações inteligentes.
Segundo um estudo da Delloite, as soluções de machine learning podem fazer previsões operacionais até 20 vezes antes e com maior precisão, em comparação com as ferramentas tradicionais de business intelligence.
Veja cinco maneiras de melhorar a gestão da sua operação e como as tecnologias de IoT e IA podem ser grandes aliadas nesse objetivo:
-
Adote a manutenção preditiva e reduza custos com equipamentos parados
Na indústria, equipamento parado é sinônimo de perda de produtividade e, portanto, custo. A análise preditiva ajuda a equipe gerencial a antecipar problemas, identificando quando um ativo potencialmente irá parar e o porquê. Visto que os sistemas de IoT habilitados para IA têm a capacidade de prever falhas nas máquinas com antecedência e programar a manutenção.
As medidas preventivas evitam tempos de inatividade dos equipamentos, falhas do sistema e, com isso, minimizam a perda financeira de um tempo de inatividade não planejado. De acordo com dados da Deloitte, a manutenção preditiva pode aumentar o tempo de atividade e a disponibilidade do equipamento em 10 a 20% e reduzir os custos gerais de manutenção em 5 a 10%.
-
Identifique e resolva os pontos de ineficiências para uma melhor gestão da operação
Ao captar e analisar os dados da produção, os programas de machine learning têm uma visão sistêmica do processo produtivo e, desta maneira, podem identificar pontos de melhoria e sugerir novos fluxos de trabalho mais eficientes, que otimizem o esforço e o tempo dos funcionários.
As tecnologias de IA também atuam na identificação de pontos de falha, possuem autonomia para tomar decisões para corrigir problemas e, também, emitem um alarme quando a interação humana é necessária. Quando isso acontece, a equipe já possui todos os dados necessários para embasar a tomada de decisão.
3.Aumente a eficiência operacional
Da mesma forma como as soluções de machine learning podem prever a falha de um equipamento, elas também podem antecipar as condições operacionais e, assim, identificar em tempo real quais parâmetros precisam ser ajustados para uma melhor eficiência operacional e gestão da operação.
Para se ter uma ideia dos resultados na prática, uma previsão baseada em IA está ajudando o Google a reduzir 40% dos custos com ar condicionado em seu data center. A solução, baseada em dados de sensores nas instalações, prevê a temperatura e a pressão na próxima hora para orientar as ações para limitar o consumo de energia.
4.Automatize processos
Automatizar tarefas burocráticas e repetitivas torna os processos mais eficientes, minimiza as chances de erros e simplifica etapas que antes consumiam muito tempo dos funcionários. Sem contar que conforme os dispositivos IoT abastecem esses programas, a inteligência de machine learning os torna ainda mais eficazes.
Desta maneira, os profissionais da área podem se dedicar a atividades que agreguem mais valor ao negócio e terão mais tempo para pensar estrategicamente. As tarefas administrativas ficam para as máquinas.
Nesse sentido, um estudo apontou que a tecnologia contribuiu para um aumento de 40% na produtividade do setor industrial dos Estados Unidos nos últimos 20 anos.
5.Aprimore sua Gestão de Risco
Com a maior coleta e disponibilidade de dados das soluções que combinam IoT com IA, os gestores podem entender melhor as vulnerabilidades do negócio e tomar decisões mais assertivas. As plataformas, ainda, são capazes de identificar pontos de atenção com antecedência, dando mais tempo para as equipes pensarem em soluções.
Mais que prever riscos, há também a possibilidade de automatizar respostas rápidas, o que traz agilidade para lidar com situações de crise que podem envolver a segurança dos funcionários, perdas financeiras e até mesmo ameaças cibernéticas.
A relevância das novas soluções para o futuro
Soluções de IA para IoT permitem que empresas de todos os setores aprimorem suas operações, economizem recursos, aumentem a eficiência operacional, tenham vantagem competitiva no mercado e melhorem a gestão da operação.
A união dessas duas frentes de tecnologia são cruciais para o futuro da indústria, pois permite avanços que as companhias não conseguiriam de outra forma. Sem contar que, à medida que o aprendizado de máquina avança, ela se torna ainda mais eficaz.
Os recursos de inteligência artificial e IoT estão transformando o mundo dos negócios e, nesse cenário, é certo que aqueles que não embarcarem nessa tendência podem ficar para trás em breve.
Veja como a EVOLV Tecnologia pode te ajudar.