Aeroportos inteligentes: como a tecnologia está transformando a forma de viajar

Aeroportos inteligentes: como a tecnologia está transformando a forma de viajar

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Os aeroportos são infraestruturas bastante complexas e, portanto, com grandes oportunidades de aplicação de tecnologias que aprimorem não só a segurança, mas também a experiência de passageiros e fornecedores. 

Já estão disponíveis no mercado recursos que tornam as atividades mais rápidas e eficientes, o que possibilita o atendimento de um fluxo cada vez maior de pessoas. Os chamados “aeroportos inteligentes” são exemplos de como a tecnologia pode transformar a forma de viajar, com operações mais eficazes e planejadas com mais precisão. 

Dimensão do mercado

Para se ter ideia, dos vinte maiores aeroportos da América Latina, nove estão localizados no Brasil. Eles estão em Guarulhos, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Confins, Campinas, Porto Alegre e Salvador. 

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o maior do Brasil e da América do Sul, registrou em 2019 a movimentação de 43 milhões de passageiros e mais de 291 mil pousos e decolagens. Certamente, a gestão desse grande volume de informações é algo bastante desafiador. 

Além disso, a disponibilidade em tempo real de dados e a sincronicidade das informações é fundamental para a tomada de decisão, principalmente em caso de imprevistos. É neste contexto que entra o potencial das tecnologias que utilizam conceitos de Inteligência Artificial e IoT (internet das coisas).

Possibilidades de aplicação em aeroportos 

A instalação de sensores permite o monitoramento de escadas rolantes, elevadores e esteiras, bem como a contagem de pessoas em banheiros, o controle de índices de ruído, qualidade do ar, temperatura ambiente e sistemas de refrigeração. 

Se trouxermos para o contexto da pandemia, por exemplo, a disponibilidade desses dados é fundamental para evitar aglomerações e, também, otimizar o planejamento das operações para minimizar o contato humano. 

Impactos na operação e na gestão dos aeroportos

A análise desses dados pode ajudar a reduzir despesas operacionais dos aeroportos, uma vez que viabiliza a implementação de manutenção preditiva, evitando a quebra e paradas desnecessárias para reparos. Sem contar na maior eficiência no monitoramento de ativos e na mitigação de riscos.

Acerca dos impactos na operação, o CTO da EVOLV Tecnologia, startup de Campinas especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e Inteligência Artificial, Benedito Fayan, também destaca: melhor prestação de serviços aos usuários, otimização de custos nos processos de facilities, manutenção, aderência e rastreabilidade para indicadores da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). 

“Com esses dados, as equipes gerenciais podem reduzir o trabalho de back-office para geração e acompanhamento desses indicativos. A disponibilidade de todas essas informações também é essencial na tomada de decisão em tempo real para mitigar problemas, não sendo mais necessário esperar dias ou até meses para compilação e análise desses dados”, explica Fayan.

Melhor experiência, segurança e planejamento 

A modernização dos sistemas de monitoramento em aeroportos com o uso de sensores que utilizam tecnologias de Inteligência Artificial e IoT traz ferramentas que aprimoram toda a experiência do passageiro, com mais segurança, pontualidade e qualidade dos serviços prestados.

Todas essas informações também abastecem as equipes gerenciais, que podem tomar decisões com mais agilidade, antecipar problemas e planejar como o aeroporto pode aumentar a sua capacidade e absorver um maior fluxo de pessoas. 

Diante dessas novas necessidades de automação e controle, os aeroportos têm passado por esse processo de transformação digital, inovando seus sistemas e trazendo mais tecnologia de ponta para além das aeronaves das companhias. “A busca por inovação deve ser constante. Este é um setor que tem grande potencial para inovar cada vez mais e transformar a experiência das milhões de pessoas que passam por eles todos os anos”, reforça. 

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