O futuro promissor da Inteligência Artificial na indústria

O futuro promissor da Inteligência Artificial na indústria

inteligência artificial

A aplicação de recursos de Inteligência Artificial tem sido cada vez maior no setor industrial, sendo uma das principais mudanças propostas pela Indústria 4.0. Vários fatores compõem o funcionamento da Inteligência Artificial na prática, entre eles o uso de sensores, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, smart data, entre outros.

Os benefícios da incorporação dessas tecnologias na atividade industrial são muitos, além de oferecer enorme potencial para diversos setores. As inovações possibilitam um processo produtivo mais autônomo, confiável, eficiente, flexível, assim como viabiliza a otimização de recursos, redução de custos, mitigação de erros, maior segurança e inovação.

Um estudo realizado pela ACCENTURE apontou que o uso de recursos de Inteligência Artificial na indústria tem o potencial de disparar as taxas de lucratividade na manufatura em uma média de 39% até 2035. Isso porque a IA traz uma abordagem diferente para a tomada de decisão, baseada em extensos volumes de dados sem a necessidade de intervenção humana, tendo como consequência melhores resultados.

As soluções da Inteligência Artificial

A IA usa os dados para reconhecer e aprender padrões que não são óbvios para o olho humano. Desta maneira, consegue identificar pontos de melhorias e a própria máquina tem autonomia para se reprogramar em busca da melhor performance.

A implantação da IA na indústria já acontece há alguns anos no Brasil, porém ainda há muitos campos a serem explorados. O potencial é bastante extenso.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Microsoft revelou que a adoção máxima de IA no país pode aumentar a taxa composta anual de crescimento (CAGR) do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,1% ao ano até 2030, considerando um cenário de máximo impacto pelos benefícios da IA. 

Ainda de acordo com o estudo, o maior avanço do PIB viria acompanhado ainda de um crescimento até quatro vezes maior nos níveis de produtividade do país.

O papel decisivo da Inteligência Artificial

Um levantamento da Allied Market Research revelou que os principais investimentos em tecnologias de IA até 2025 virão das indústrias automotiva, de transportes, agro, além de empresas de varejo, marketing e Tecnologia da Informação.

Segundo o CTO da EVOLV Tecnologia, startup de Campinas especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e Inteligência Artificial, Benedito Fayan, a necessidade crescente de analisar e interpretar grandes volumes de dados deve impulsionar a expansão do mercado de inteligência artificial na indústria nos próximos anos.

“As tecnologias trazem mais acurácia para a tomada de decisão humana e permitem uma atuação mais estratégica, o que impacta diretamente em vantagem competitiva e eficiência operacional. Portanto, a decisão de investir em AI pode ser determinante para a sustentabilidade do negócio”, salienta Fayan.   

Benefícios na prática 

As possibilidades de aplicação dos recursos de inteligência artificial na indústria são inúmeras e podem variar de acordo com o segmento de negócio. Um bom exemplo é o uso de machine learning nas plantas industriais para a manutenção preditiva. 

A utilização de equipamentos de alta tecnologia possibilita levantar informações precisas direto dos sensores instalados nas máquinas, tudo em tempo real. Além de acessar o histórico de funcionamento e detectar padrões, o que traz mais confiabilidade para diagnósticos e informações sobre a necessidade de manutenção antecipada. 

Desta forma, a disponibilização de todos esses dados auxilia a equipe gerencial a aumentar seu conhecimento, melhorar o planejamento e otimizar a operação.

Conheça as soluções da EVOLV Tecnologia. Clique aqui.