O potencial de transformação e as oportunidades da Indústria 4.0 no Brasil

O potencial de transformação e as oportunidades da Indústria 4.0 no Brasil

O potencial de transformação e as oportunidades da Indústria 4.0 no Brasil

A Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0, deixou de ser apenas um campo teórico de estudo e já é uma realidade. As tecnologias de automação, a internet das coisas (IoT) e a computação em nuvem, por exemplo, estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, seja no âmbito industrial ou doméstico.
Na indústria, as soluções tecnológicas chegam para incrementar a eficiência produtiva, otimizar o uso de recursos, diminuir custos e, com isso, aumentar a competitividade.

O uso de big data, robótica avançada, inteligência artificial, sensores, sistemas de conexão máquina-máquina e softwares avançados de gestão da produção são algumas das oportunidades disponíveis no mercado.
Para se ter uma ideia, um estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento e Indústria (ABDI) revela que a Quarta Revolução Industrial deve movimentar US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos.

Assim, fica evidente a imensa janela de oportunidades que se abre com a chegada das novas tecnologias. As possibilidades de aplicação beiram o infinito e, assim, o mundo está prestes a vivenciar uma explosão de disponibilidade de dados.

A revolução dos dados
A internet das coisas chegou para revolucionar a forma como as pessoas vivem e trabalham. Trazendo para o cotidiano, o simples hábito de usar a máquina de lavar, por exemplo, pode ganhar outra dimensão.

Os novos modelos já vêm com wi-fi e inteligência artificial (AI) e, mais que avisar quando o ciclo de lavagem está concluído e permitir o comando pelo celular, a AI do sistema faz uma análise dos hábitos do usuário, frequência, tipo de roupas etc. e, com isso, é capaz de emitir soluções para otimizar e planejar as lavagens e, também, gerar mais economia.

Ou seja, há a disponibilização de novos dados, os quais as pessoas não tinham acesso antes e, com eles, é possível ter mais controle sobre a atividade, trazendo facilidades para o dia a dia.

Melhorias em todos os âmbitos
Agora, estenda essas funcionalidades para o campo industrial. As novas possibilidades de captação de dados trazem oportunidades de melhorias, uma vez que permitem maior monitoramento das atividades e, desta forma, mais controle e a viabilidade de ações preditivas. Tudo com o objetivo macro de melhorar a eficiência operacional e mitigar riscos.

Motivações para adotar a modernização
Um recente estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que a automação da produção costuma ser a principal porta de entrada das tecnologias da Indústria 4.0. Sendo assim, a busca pela produtividade no chão de fábrica é a principal motivação para as empresas buscarem as modernizações.

Além disso, o levantamento revelou outras motivações, como: aumento da produção industrial para atender mercado em expansão; redução de custos com manutenção e com paradas de máquinas; controle mais eficiente da produção visando a redução no consumo de energia e de outros insumos industriais; modernização de processo logísticos e, em casos de empresas multinacionais, a motivação para adoção de projetos 4.0 é a integração à corporação empresarial, determinada externamente.

Antecipação de tendências
De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à Indústria 4.0 em 2020. O número ficou acima da média mundial, de 80%.

Isso porque a pandemia da covid-19 mostrou justamente que a modernização não é mais uma escolha, afinal a crise sanitária colocou em xeque a forma atual de viver e trabalhar. Tudo isso trouxe à tona a importância de ser adaptável, ágil e capaz de aumentar o ritmo de mudança e inovação. Portanto, saíram na frente as empresas que colocam a tecnologia no topo.

As que não estavam nesse caminho, tiveram que correr atrás do prejuízo e aumentar a sua confiança na tecnologia da noite para o dia. A mudança digital tornou-se obrigatória para a sustentabilidade do negócio.

Ademais, em uma nova realidade em que o contato humano se encontra extremamente limitado, a conexão entre dispositivos parece ser uma alternativa para a continuidade das operações e, principalmente, para as pessoas permanecerem conectadas.

Mercado promissor
Muitas empresas já perceberam os benefícios de capturar e utilizar dados, mas nem todas tiram proveito disso. Certamente, as organizações que se moverem mais rapidamente têm mais chances de sair de frente e colherem resultados mais impactantes e sustentáveis.

As possibilidades de aplicação são diversas e customizáveis, bem como os indicadores. Os dados são a nova força motriz das operações de negócios e a janela de oportunidade está aberta.

Diante deste cenário, as companhias de todos os portes e setores devem se organizar e colocar a adoção das tecnologias da Indústria 4.0 como prioridade e da forma mais eficiente possível, sempre alinhada com a estratégia da empresa.